quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Primeiras imagens A Punga

Como comentamos no último post, em setembro lançamos nosso EP. E durante esse mês, aos poucos, A Punga soltaria seu bailado.
Há 2 semanas do lançamento oficial no mundo virtual e físico, apresentamos uma parte da arte. Capa e mídia, mais precisamente. A contracapa, em fase de finalização, fica pra logo mais.
A arte escolhida por nós e desenvolvida pelo nosso grande amigo Subaco, da banda parceira Bexigão de Pedra, é baseada no nome escolhido para o EP.
A Punga é uma das manifestações da dança do tambor de crioula e, como comentado, conosco se relaciona.
Chega de resenha... em primeira mão:
Arte do EP A Punga


Capa - A Punga

Mídia - A Punga

Vamo que vamo!

Abraço!

Eduardo
MO!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Punga

Fala galera, firmão?

Há um tempo estamos comentando em nossos shows e nas redes sociais sobre o lançamento do nosso EP. Bem, a hora tá chegando e vamos acionar a contagem regressiva hoje! Falta exatamente um mês pro lançamento, que rola no SESC aqui em São Carlos no dia 1 de outubro. A partir das 15h30 na Sabatina, o EP ganha vida e as ruas. Até a data, vamos soltando aos poucos as infos sobre o EP e seu lançamento; um pedacinho de cada vez...pra primeira fatia, vamos lançar mão do nome e do porque da escolha.


O EP chamará (chama) A Punga.
E que raios vem a ser essa tal Punga? O sonoro nome é dado a uma dança do Tambor de Crioula, manifestação cultural dos descendentes de escravos do Maranhão onde a percussão (os tambores) tem grande importância rítmca. (O Tambor de crioula em breve terá mais atencão aqui por nós...)A Punga é um elemento da dança do tambor de crioula, onde as mulheres convidam outras pra entrar na roda; esse convite é feito através do toque da barriga e conduz a convidada ao centro da roda para continuar a brincadeira. Os movimentos e coreografias prezam pela liberdade e esse convite à dança e suas características tem relação com acontecimentos corriqueiros em nossas apresentações: invasões, expropiação de instrumentos e happenigs aconteceram nesses 5 anos de estrada, A Punga sempre rolou e foi massa!


A Punga também convida o EP pra entrar na roda, e quando estiver por lá, convidar outro ser a se soltar. A Punga é uma prévia do disco cheio que vamos lançar e que vai ser convidado ano que vem. Além do convite, o nome do EP também tem relação com o já nomeado disco.
Esse EP é fruto de nosso amadurecimento como músicos, pessoas e companheiros. Tem um gosto bem especial pra nós, pois desde de 2009 não lançamos registro. Mesmo assim, a produção nunca parou. Todo esse processo estará na A Punga e todas as etapas estão sendo processadas por nós mesmos e em breve, ouviremos todos!
Logo menos, tem mais uma fatia do bolo!

Abraço e vamo que vamo!!

Eduardo
MO!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aquecendo as turbinas

Como estão? Firmão?

Amanhã damos início a uma série de 3 shows pelo interior de São Paulo. 3 shows em 3 dias. O primeiro é em Rio Claro, praticamente nossa segunda casa noturna, já que deve ser a sexta ou sétima vez que fazemos a tocada na Cidade Azul. Mesmo tendo essa enormidade de shows na city (..hehe..) amanhã o barulho rola em local inédito pra gente. Trata-se do Sujinho's Bar, que fica em frente ao campus da UNESP, no bairro Bela Vista. A parada tem início as 20hs e também rola a discotecagem Boca Secas com o melhor do groove, falado ou não, além de raras pedras soltas... Certeza de noite babilônica pelos lados azuis do interior!


Na sexta, colaremos em Campinas. Segunda vez na "capital do interior". A primeira rolou em agosto do ano passado, no SESC. Dessa vez, rola no tão conhecido e respeitado Bar do Zé. Pra dividir a noite conosco a Instiga, residente de Campinas que faz as honras da casa. Tocamos com os caras em 2009 no Grito Rock de Sorocaba/SP e desde então, muitas coisas devem ter mudado no som das bandas. Eu não perderia a chance de ver essas mudanças...
A Noite FDE é realização do Coletivo Ajuntaê e tem início as 22hs.
Além do show nossa passagem por Campinas deve render outros bons frutos. Provavelmente gravaremos pro programa Onde Pulsa a Nova Música, uma versão acústica de um som nosso, e dizem que na sexta pintamos na Band de Campinas, pra umas resenhas. Será?


Depois de Campinas, no sábado fechamos a mini tour em Limeira. Nossa segunda vez na cidade também. A primeira foi no Kingston, e no sábado pintamos na festa O Dito Lado B, organizada pelos grandes amigos limeirenses Matheus Bosqueiro e Bruno`s, que também discotecam na noite, a festança etm início as 19hs, no simpático barracão da Comunidade Amigos do Dito, barracão que promete tremer. Além da nossa apresentação e da discotecagem, rola o show da banda Tribo de Dandara, destilando a MPB pra nóis!


O fim de semana promete e vem aquecer o lançamento do nosso EP que faremos no dia 1 de outubro no SESC São Carlos. Em breve, falaremos mais sobre o próprio e seu lançamento e colocaremos por aqui como foi o passeio.

Vamo que vamo!!

Abraço
Eduardo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ode ao Viajante

Seguindo os últimos post´s, esse comentará rapidão sobre o último vídeo que subimos na net. Assim como "Dalai Lombra" e "Jacques Villeneuve Experience", "Ode ao Viajante" foi precisamente captada pelo amigo Renato Zappa, no Centro Cultural de Araras em fevereiro passado numa das últimas apresentações nossas antes de entramos no Lombra Estúdio pra gravar o EP e nosso primeiro disco.

                                   

"Ode ao Viajante" é uma composição de 2008 que assim como as outras nunca se fecha. Já foi diversas vezes rearranjada, tocada pelo Fator Acochativo (nós + ATR), está em nossa Demo de 2008 e deve ganhar um clipe juntamente com o lançamento do disco, além de poder pintar logo mais aos ouvidos alheios. Antes de tudo isso, dá uma olhada como ela ficou ao vivo em Araras.

Hasta luego!

Eduardo
MO!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais uma de Sarara

Semana passada subimos um vídeo da música "Dalai Lombra" sendo executada em Araras, no Centro Cultural em fevereiro. Aproveitando o trampo firmeza do nosso amigo Zappa (vulgo Renato) acabamos de subir mais um registro.


Dessa vez a escolhida foi a música "Jacques Villeuneve Experience", composição dos nossos grandes amigos e parceiros do Aeromoças e Tenistas Russas, banda foda aqui de SancaVice que particpa conosco de alguns projetos (Fator Acochativo e Sub Loco e o Fator Acochativo). No Fator Acochativo, quando decidimos como seria a primeira apresentação do projeto, ficou de cada banda fazer uma releitura de um som da outra. Eles escolheram a nossa "Perseguida" e nós a já citada 'Jacques'. O resultado tá aqui.

E se "us minino deixá" colocamos ela na bolacha!
Tamo junto Aeromoços!

Abraço

Eduardo
MO!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dalai Lombra in Sarara

Uma das nossas últimas apresentações antes de iniciarmos a gravação de nosso disco foi em Araras, cidade do interior de São Paulo famosa por suas árvores, a imponência da multinacional (e não menos escrota) Nestlé e o belo time do União São João montou na década de 90, além de terra de grandes amigos.

Ano passado tocamos a primeira vez na cidade. Essa apresentação rendeu um vídeo meio bucólico, meio psicodélico da música "Ode ao Viajante" que você pode ver aqui. Como o bom filho a a casa torna em fevereiro chegamos novamente. No dia 26, nos apresentamos no Centro Cultural Leny Zurita, localizado na antiga estação da Fepasa e recentemente restaurado.

Nessa apresentação contamos com o trampo firmeza do grande amigo Renato Chagas vulgo Zappa que registrou grande parte da apresentação. Subimos pra rede um desses registros por esses dias. A música chama-se "Dalai Lombra", composição de 2010 e que estará em nosso primeiro disco. Belo local, fino som e imagens que representam. Pra ver todas essas palavras, dá um clique aqui

Em breve subimos outros.

Abraços
Eduardo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oficina Produção Musical - Sesc Santana

Essa semana realizamos a Oficina de Produção Musical Digital com Software Livre. Dessa vez, foi ministrada no Sesc Santana (onde em julho do ano passado também nos apresentamos no Teatro) de terça à quinta. É a terceira vez que damos essa Oficina, a primeira foi no SESC São José dos Campos em julho do ano passado. Pouco depois, em agosto rolou na Feira da Música em Fortaleza/CE.


A programação foi dividida em 3 dias de 2 horas e 40 minutos cada. No primeiro dia, traçamos um histórico da música digital, definimos alguns conceito-chave, discutimos um pouco a relação dos samples com direito autoral e partimos pra prática. Alguns participantes tinham feito uma oficina dobre o software Audacity em maio. O Audacity,simplificadamente é um software que realiza de maneira prática trabalhos em edição de som. Abordamos o Audacity e também apresentamos os bancos de samples virtuais (FreeSound, Overmixter e CCMixter) que adotam o Creative Commons, uma licença mais flexível para os direitos autorais das obras artísticas.


No segundo dia iniciamos trabalhando com o Software "LMMS" - Linux MultiMedia Studio - recém descoberto por nós e que realiza as funções de criação de beats, edição e sequeciamento de aúdio - lembra o Fruity Loops -. Deixamos esse segundo dia para os participantes conhecerem o LMMS mais a fundo, terem contato com suas ferramentas e possibilidades. Na quinta, terceiro último dia da Oficina, passamos mais algumas dicas do LMMS e explicamos como funcionava a automação, importante para a produção de uma track e que auxilia os processos de composição e mixagem.

Acreditamos que nesses 3 dias conseguimos passar um pouco de como funciona a produção e os sofwares utilizados. Como em toda Oficina há participantes com mais facilidade e que conseguem visualizar e trabalhar melhor os softwares. Porém, apenas isso não adianta. Deixamos claro, durante os três dias, que a Oficina seria apenas um um pontapé incial pro trampo que cada um ali viria desenvolver, independente de como cada participante utilizaria a experiência dividida.


Saímos muito gratificados com tudo que rolou durante a Oficina. Nossos sinceros agradecimentos a todos os participantes, ao SESC Santana, ao Dalmir, instrutor da sala de Internet (que muito nos auxiliou), Fernando Marinelli (programador) e nossas grandes amigas Déborah, Talita e Claudinha que nos hospedaram e acolheram nos dias que ficamos na Babilônia. Valeu!!

Abraço

Eduardo e Zeguila
MO!