quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dalai Lombra in Sarara

Uma das nossas últimas apresentações antes de iniciarmos a gravação de nosso disco foi em Araras, cidade do interior de São Paulo famosa por suas árvores, a imponência da multinacional (e não menos escrota) Nestlé e o belo time do União São João montou na década de 90, além de terra de grandes amigos.

Ano passado tocamos a primeira vez na cidade. Essa apresentação rendeu um vídeo meio bucólico, meio psicodélico da música "Ode ao Viajante" que você pode ver aqui. Como o bom filho a a casa torna em fevereiro chegamos novamente. No dia 26, nos apresentamos no Centro Cultural Leny Zurita, localizado na antiga estação da Fepasa e recentemente restaurado.

Nessa apresentação contamos com o trampo firmeza do grande amigo Renato Chagas vulgo Zappa que registrou grande parte da apresentação. Subimos pra rede um desses registros por esses dias. A música chama-se "Dalai Lombra", composição de 2010 e que estará em nosso primeiro disco. Belo local, fino som e imagens que representam. Pra ver todas essas palavras, dá um clique aqui

Em breve subimos outros.

Abraços
Eduardo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oficina Produção Musical - Sesc Santana

Essa semana realizamos a Oficina de Produção Musical Digital com Software Livre. Dessa vez, foi ministrada no Sesc Santana (onde em julho do ano passado também nos apresentamos no Teatro) de terça à quinta. É a terceira vez que damos essa Oficina, a primeira foi no SESC São José dos Campos em julho do ano passado. Pouco depois, em agosto rolou na Feira da Música em Fortaleza/CE.


A programação foi dividida em 3 dias de 2 horas e 40 minutos cada. No primeiro dia, traçamos um histórico da música digital, definimos alguns conceito-chave, discutimos um pouco a relação dos samples com direito autoral e partimos pra prática. Alguns participantes tinham feito uma oficina dobre o software Audacity em maio. O Audacity,simplificadamente é um software que realiza de maneira prática trabalhos em edição de som. Abordamos o Audacity e também apresentamos os bancos de samples virtuais (FreeSound, Overmixter e CCMixter) que adotam o Creative Commons, uma licença mais flexível para os direitos autorais das obras artísticas.


No segundo dia iniciamos trabalhando com o Software "LMMS" - Linux MultiMedia Studio - recém descoberto por nós e que realiza as funções de criação de beats, edição e sequeciamento de aúdio - lembra o Fruity Loops -. Deixamos esse segundo dia para os participantes conhecerem o LMMS mais a fundo, terem contato com suas ferramentas e possibilidades. Na quinta, terceiro último dia da Oficina, passamos mais algumas dicas do LMMS e explicamos como funcionava a automação, importante para a produção de uma track e que auxilia os processos de composição e mixagem.

Acreditamos que nesses 3 dias conseguimos passar um pouco de como funciona a produção e os sofwares utilizados. Como em toda Oficina há participantes com mais facilidade e que conseguem visualizar e trabalhar melhor os softwares. Porém, apenas isso não adianta. Deixamos claro, durante os três dias, que a Oficina seria apenas um um pontapé incial pro trampo que cada um ali viria desenvolver, independente de como cada participante utilizaria a experiência dividida.


Saímos muito gratificados com tudo que rolou durante a Oficina. Nossos sinceros agradecimentos a todos os participantes, ao SESC Santana, ao Dalmir, instrutor da sala de Internet (que muito nos auxiliou), Fernando Marinelli (programador) e nossas grandes amigas Déborah, Talita e Claudinha que nos hospedaram e acolheram nos dias que ficamos na Babilônia. Valeu!!

Abraço

Eduardo e Zeguila
MO!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Timbrada Coletiva

   Estamos imersos em estúdio gravando nosso primeiro álbum e desenvolvendo outros projetos e produções
Mas a saudade de tocar sempre bate! O convite pra estréia do Timbre Coletivo de São José do Rio Preto/SP veio a calhar. A noite de amanhã que rola a partir das 21hs na Cervejaria Rio Pretana será de celebreção. Malditas Ovelhas!, Aeromoças e Tenistas Russas, Conto de Réis, Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte e Projeções Imaginárias do VJ Ocari agitarão esse primeiro evento do coletivo. São Carlos em peso rumo a Rio Preto! 
   A noite e nosso convite é realizado com apoio do Massa Coletiva.

   

Em 2008 fiezmos uma tocada na cidade numa uma calorosa apresentação no campus da UNESP local.
    Bom demais voltar e celebrar!

   Depois é infurnar no Lombra Estúdio novamente. 
   Há muito a fazer!

   Avante!

   Eduardo
   MO!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que andamos fazendo?

Não, galera. O blog não parou! Nem a Internet caiu por um mês. A correria tá grande e dando muitos frutos. Projetos rolando, gravações, burocracias e trampos que acabam convergindo no mesmo tempo e espaço.
Por esse motivo o blog não se atualizou, ou foi atualizado. Porém, nesse quase um mês muita coisa rolou. Muita coisa tá sendo encaminhada e como as apresentações diminuíram por nossa própria decisão, pra entrar em processo de gravação, as notícas acabam diminuíndo.

O que estamos fazendo?


Como postamos aqui, estamos participando de alguns projetos com outros grupos de São Carlos. Com o Aeromoças e Tenistas Russas formamos o Fator Acochativo. O Fator Acochativo une-se ao rap "Sancaviceano", representado pelo Sub Loco Coletividade, dando vida ao Sub Loco e o Fator Acochativo - os dois projetos tem Youngman do Independência ou Marte somando. No último 19 de março, o bando seguiu pra São Paulo, Zona Sul,Jardim Maria Sampaio, Campo Limpo. O evento era a III Feira Sócio Cultural Maria Sampaio, organzida pela União Popular da Mulheres, organzação que tem 23 anos de luta. A noite foi sensacional em termos de som, com boas apresentações de grupos locais, pedras discotecadas pelo lendário DJ Meio Kilo e um show - apesar dos problemas técnicos - consistente realizado por nós. A experiência de passar por essa vicência foi sem palavras também. Graças a música que nos permitiu estar naquele dia na Zona Show. Dá pra ver um pouco como foi aqui. "De nóis pra Nóis".

Além do Sub Loco e o Fator Acochativo, estamos no início de alguns projetos internos. Tudo no começo, sem muita idéia de como será e sem formato definido. A idéia em um deles é trampar com samples, efeitos e instrumentos orgânicos. A fita é dar vasão as idéias que surgem e que não se encaixam no Malditas Ovelhas! Em breve, informamos sobre tudo.
Tem também o trampo no nosso estúdio próprio - o Lombra Estúdio - que vai colocar em prática nossas produções, tanto do Malditas como dos outros projetos que participamos ou que criaremos. Os trampos são estruturais e de teste de acústica e captação, juntamente com os testes de mixagem e masterização.

O projeto do ano pra nós é a gravação do nosso primeiro álbum, com idéia de lançá-lo no segundo semestre. Com nome previamente definido, faremos praticamente todas as etapas da produção do álbum. Captação e mixagem serão realizadas no Lombra Estúdio, trazendo maior experiência de estúdio e aprendizado de produção musical e troca mútua entre nós. Nossa idéia é fazer um disco cheio, com mais de 10 músicas. As músicas ainda não estão escolhidas, mas daremos preferência às que não estão regsitradas em nossa demo de 2008, relançada com a faixa Vril em 2009. Estamos em processo de testes de acústica e timbre dos brinquedos e duas composições inéditas que estão maturando e idéias ainda em início de desenvolvimento. Com essas duas composições novas que estamos trampando, temos a idéia de lançar um EP (somente virtual) até o fim do semestre. Além das duas, outra composição não inédita, mas nunca registaradas fará parte dessa prévia. Produção e desenvolviemnto de idéias está em pleno funcionamento.


Por esses motivos, nosso número de apresentações foi diminuído. Às vezes menos é mais! Mesmo assim, no próximo dia 16, temos mais uma apresentação do Sub Loco e o Fator Acochativo em Guararema, interior de São Paulo. A apresentação será na Escola Nacional Florestan Fernandes. Em breve, damos mais informações. Também apresentações pontuais do MO! rolarão.


Conforme os processo caminharem, dividimos a calçada com vocês!

Abraço!

Eduardo
MO!

quinta-feira, 10 de março de 2011

SubLoco e o Fator Acochativo - a estréia


Como vão todos?

No último dia 01 de março fizemos a estréia do projeto SubLoco e o Fator Acochativo, que reúne além de nós, Aeromoçcas e Tenistas Russas, Yougman e o coletivo de rimas Sub Loco Coletividade, reunião de grupos de rap aqui de SancaVice.
A estréia foi no Festival Arte Pra Bixo, realizado pela Rádio UFSCar e pelo DCE. A edição desse ano - a segunda - contou com um line up de peso: Jude Arplaine, Cia. da Barganha, Sandália de Prata, Mamma Cadela e Macaco Bong.
A chuva que caia desde o dia anteror e que se estendeu por uma semana deu uma trégua e não atarapalhou o Festival, fazendo a galera balançar.


Sobre nós (SL e FA), acredito que há tempos não sentiamos tanto nervoso antes de uma apresentação. Um friozinho na barriga massa, de esperança de estar iniciando um projeto importantíssimo e que pode refletir muito pra além dos grupos que estão envolvidos. Acredito que essa seja nossa intenção. No fundo, todos ali devem perceber a importância musical e para além da música que existe nessa vivência. É oportunidade clara de dois mundos aparentemente distintos, com realidades peculiares, convergirem, se encontrarem, dialogar e se fortalecer em todo caminhada. Encontrar idéias e expressões que una essa tênue diferença.

Fator Acochativo em campo. Mandamos dois sons que já tinham rolado na estréia do Fator em setembro passado: Suco de Tangerina dos rapeiros instrumentais do Beastie Boys seguida de uma composição nossa: Ode ao Viajante, reaaranjadas pelas mentes dos acochados. Depois das duas só pra fazer preliminar, entraram na cancha os Sublocos: Lincoln, Miguel e Ringo. Aí a chapa esquentou! Como foi o primeiro show, fizemos um set curto, somente uma prévia do que está por vir. Começamos com a faixa Somos o que Somos, em cima de de uma base da banda jamaicana Skatalites, depois O que eu Penso chamada pelo Miguel que virou um samba com lebvadas funk e rimas pesadas. Uma homenagem era a próxima, Rua 14, letra em que o Lincoln homenageia seus anos passados no skate com a família Botafogo Skate Family (BSF) . A base foi a música Solarística, composição do ATR que casou muito bem com a rima. Pra terminar, som inédito, denominada O que que rola, rima do Ringo que fala sobre a história de muitas crianças no Brasil: o sonho de ser jogador de futebol. Letra massa demais também. Pra acompanharmos a história, fizemos o instrumental em cima de uma cumbia-ragga. Ficou chique. Rap com Cumbia? O que que rola.....

Ficou um gostinho de quero mais. A parada agora é se enfurnar no estúdio e amadurecer idéias, vivência, etc. No dia 19 de março, um sábado temos mais uma apresentação do projeto. Dessa vez na Babilônia, Sampa. Colaremos no Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo. A apresentação será na Terceira Feira SócioCultural Maria Sampaio, realização da Casa da Mulher e da Criança e Banco Comunitário União Sampaio. Em breve tem mais infos sobre.


Vamo que vamo!
Vida longa ao SubLoco e o Fator Acochativo!!

Hasta luego!

Eduardo
MO!

sábado, 5 de março de 2011

Franca, Bauru e Araras - A semana interminável

Com notícias atrasadas em relação ao tempo em que ocorrerram vamos aproveitar o Carnaval pra colocar o papo em dia.
No dia 20 de fevereiro pegamos a estrada para dois shows: Franca no dia 21 e Bauru no dia 22. Fomos dia 20 pra aproveitar um dia no rancho da família do Bruno que fica na cidade mineira de Cássia. Muito sol, represa, barcos, conversas, cachaças...a vibe da parada e da nossa convivência tava muito massa.


Deixa armada pro evento foda qur rolava no dia seguinte, organizado pelo DCE da UNESP em Franca e pelo coletivo Guerrilha Gig. Era a primeira vez que algo fora do fétido cotidiano acadêmico acontecia no Campus novo da UNESP. Pro fim de tarde (primeiro do ano letivo) fomos convidados pra fazer uma zuada e ajudar a sacudir o morto Campus novo. Pra abrir, a banda local-instrumenatal Atmosfera Lunar. Com um instrumental pesado os caras mandaram muito bem, deixando a cama feita pra gente. Shows fodas! A energia do local tava muito massa. Estudantes, funcionários, família, curiosos e nós tentando acalentar, divertir e se divertir.


Na terça, a viagem era um pouco cansativa rumo a Bauru, mas depois de 2 dias tão fimeza algo poderia dar errado? Deu! Antes de tocarmos na "Welcome the Jungle", festa tradicional da UNESP-Bauru, o carro em que estavámos foi guinchado. A festa tava muito grande e de algum modo a polícia tinha que mostrar serviço. Fomos os laranjas da fita. Enfim...bola pra frente porque ainda tocaríamos. Antes de nós tocaram: Homem Bomba com um samba rock pesado e The Rave Black Tie. Chegou nossa vez! Pelo menos extravasar a zica do carro. Passamos o som e...não rolou. Depois de uma confusão até agora inexplicável, a polícia entrou na festa e a festa findou-se. Montamos, passamos o som e não tocamos. Sem carro e sem tocar. Mas mesmo quando tudo da errado, as coisas salvam-se. Fomos acolhidos pela galera da banda Pé de Macaco. Integrantes do Enxame Coletivo (um salve a todos!) nos deram abrigo ate na sexta (25.02) quando conseguimos tirar o carro. Brisa, Saguí e Beiçola (ou Eduardo), mais diversos manos (Nardi, Grilo...) do Enxame salvaram o role na cidade. Em meio ao período que precisamos ficar lá trocamos muitas idéias, pois os caras tinham acababo de sair do curso de áudio do IAV em Sampa. Ótimo pra mim e pro Yraê que ficamos lá. Como já comentamos aqui, estamos em início de processo de gravação do nosso álbum. Aprendemos e trocamos muito nos 3 dias que ficamos por lá.


Perdemos uma data na sexta em Rio Claro por causa do CIRETRAN mas saímos de Bauru. No sábado tinhamos data em Araras (segunda vez em minha cidade natal). Dessa vez no Centro Cultural, antiga estação ferroviária. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura da Cidade. O teatro de Centro Cultural tinha uma acústica sensacional. Filmamos a apresentação toda com 3 cameras. Logo mais lançamos esse material no mundo virtual.


O show foi muito massa e veio a calhar. Nossas apresentações agora tendem a diminuiir. Só faremos algumas pontuais. Entraremos de cabeça em estúdio para produção de nosso primeiro ábum, com material dos quase 5 anos de banda. A intenção é lançar o álbum no segundo semestre.
Além do álbum o foco está nos projetos que nos envolvem: O Fator Acochativo, juntamente com Aeromoças e Tenistas Russas e o recém estreiado (logo tem post sobre) SubLoco e o Fator Acochativo (que além do ATR) tem o peso foda das rimas do Sub Loco Coletividade. Outros projetos também burbulham de nossas mentes.


Avante!

Abraço

Eduardo
MO!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Próximas apresentações

Amanhã (ou hoje - fim do horário de verão...) pela manhã estamos de partida para duas apresentações para iniciar bem a semana que se aproxima. Rumaremos em direção a Franca (terra do Bruno - MO!) - quase Minas - onde no fim de tarde da segunda-feira (21.02) nos apresentamos na recepção dos alunos da UNESP. Primeira vez na city, morada de nossos grandes amigos do Projeto Paiero. A recepção fica por conta nossa e da banda Atmosfera Lunar, da própria Franca, tudo de grátis!. Os caras começam as 17h30 e quando o sol estiver baixinho, quase sumindo faremos a tocada. Tamo indo amanhã pra aproveitar uns dias de paz na beira de algum rio e de trocas entre nós e com outrem. Quem estiver por lá, ou nas adjacências, bora colar!!


Na terça atravessamos uma parte do Estado pra colar em Bauru, onde passamos no no de 2008 pra dois shows. A primeira edição do Cena Musical Independente - mostra da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e numa república onde o azulejo da cozinha até caiu. A festança será na República Sassanid, denominada "Welcome the Jungle" e também recepção pra galera que chega pra mais um ciclo. A noite começa as 23hs, e além de nós tocam as bandas Punky Brewsters e Rave Black Tie. A entrada antecipada é R$3,00 e na hora R$5,00. A noite promete ser de encontros, já que Leandro Cruz, antigo morador da Sassanid, atualmente mora com o Malditas Ovelhas!. Quem sabe mais uns azulejos de Bauru não caem...


Aguardamos todos!

Abraço

Eduardo
MO!