sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oficina Produção Musical - Sesc Santana

Essa semana realizamos a Oficina de Produção Musical Digital com Software Livre. Dessa vez, foi ministrada no Sesc Santana (onde em julho do ano passado também nos apresentamos no Teatro) de terça à quinta. É a terceira vez que damos essa Oficina, a primeira foi no SESC São José dos Campos em julho do ano passado. Pouco depois, em agosto rolou na Feira da Música em Fortaleza/CE.


A programação foi dividida em 3 dias de 2 horas e 40 minutos cada. No primeiro dia, traçamos um histórico da música digital, definimos alguns conceito-chave, discutimos um pouco a relação dos samples com direito autoral e partimos pra prática. Alguns participantes tinham feito uma oficina dobre o software Audacity em maio. O Audacity,simplificadamente é um software que realiza de maneira prática trabalhos em edição de som. Abordamos o Audacity e também apresentamos os bancos de samples virtuais (FreeSound, Overmixter e CCMixter) que adotam o Creative Commons, uma licença mais flexível para os direitos autorais das obras artísticas.


No segundo dia iniciamos trabalhando com o Software "LMMS" - Linux MultiMedia Studio - recém descoberto por nós e que realiza as funções de criação de beats, edição e sequeciamento de aúdio - lembra o Fruity Loops -. Deixamos esse segundo dia para os participantes conhecerem o LMMS mais a fundo, terem contato com suas ferramentas e possibilidades. Na quinta, terceiro último dia da Oficina, passamos mais algumas dicas do LMMS e explicamos como funcionava a automação, importante para a produção de uma track e que auxilia os processos de composição e mixagem.

Acreditamos que nesses 3 dias conseguimos passar um pouco de como funciona a produção e os sofwares utilizados. Como em toda Oficina há participantes com mais facilidade e que conseguem visualizar e trabalhar melhor os softwares. Porém, apenas isso não adianta. Deixamos claro, durante os três dias, que a Oficina seria apenas um um pontapé incial pro trampo que cada um ali viria desenvolver, independente de como cada participante utilizaria a experiência dividida.


Saímos muito gratificados com tudo que rolou durante a Oficina. Nossos sinceros agradecimentos a todos os participantes, ao SESC Santana, ao Dalmir, instrutor da sala de Internet (que muito nos auxiliou), Fernando Marinelli (programador) e nossas grandes amigas Déborah, Talita e Claudinha que nos hospedaram e acolheram nos dias que ficamos na Babilônia. Valeu!!

Abraço

Eduardo e Zeguila
MO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário