quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lançamento - A Punga

Salve, salve!

É com imenso prazer, mas com um delay de alguns dias, que vamos contar um pouco sobre o EP A Punga que lançamos oficialmente pra download dia 28/10, com show de lançamento no dia 1 de outubro no SESC São Carlos. Desde o lançamento, os dias foram intensos e atrasaram postar sobre todo o processo de gravação e pra discorrer sobre as músicas escolhidas pro EP.


Iniciamos a gravação no fim do primeiro semestre desse ano, em nosso estúdio, carinhosamente denominado de Lombra Estúdio. Desde o início da banda, depois de conseguirmos nos estruturar, já que no início a situação material era meio precária, destinamos todas as entradas de shows para montar um estrutura básica que nos permitisse gravar nossas músicas e também outros projetos, conseguindo uma certa independência num dos processos mais custosos pra uma banda: o de gravação. A Punga é fruto desse projeto e representa esses 5 anos de luta.

Escolhemos pro EP 3 músicas. A captação foi feita por nós. Mixagem e masterização pelo Zé Guilherme e produção executiva por Eduardo Rodrigues. Escolhemos também 3 músicas de momentos diferentes dos nossos 5 anos de história. A faixa que abre A Punga é Cantagalo, composição do Yraê, de 2011. Lançamos ela uma semana antes do EP em forma de single. Já escrevemos sobre a Cantagalo em outro post. Resumidamente trata-se de uma música com estrutura rock, com um riff de guita bem marcado, além de samples e experimentações.


A segunda música do EP é Esqueleta, também composição do Yraê. Esqueleta é um pouco mais "viajada". Composta em 2009, tem um tema central composto e executado originalmente pela escaleta (daí o nome) e com o passar do tempo sua execução foi divida entre escaleta e sintetizador, deixando a música mais pulsante e vibrante. Esqueleta tem um final com bastante percussão, essencial em nossa música, fazendo ao tal "groove manero", com camadas construidas em cima do tema central.

A faixa que fecha A Punga é Ode ao Viajante, composição mais antiga das três (2008) e feira por todos nós Está na nossa demo, também de 2008. A versão que está na demo foi gravada ao vivo no Programa Independência ou Marte, nos estúdios da Rádio UFSCar. Somando o fato de termos rearranjado e adicionado um parte nova, além da música ter amadurecido, resolvemos coloca-lá no EP. Uma forma de homegear nossos primeiros regsitros. Ode ao Viajante é uma música forte, até em palavras... Possui um riff de sintetizador marcante, que conduz a parte final da música, feito lá pelos idos de 2007 e 2008, na "sauninha", nosso estúdio na quente Araraquara, O nome da música tem relação com um momento em que vivemos enquanto ainda moravámosna "Morada do Sol" . O final que adicionamos é pesado e psicodélico, partindo da desconstrução do tema central do sintetizador e criando uma camada caótica ao desfecho (dev ser por isso que geralmente é ela que encerra nossos shows). Entre nós corre a idéia de fazer um clipe com a faixa.


Pra fechar esse longo post sobre A Punga vamos aos agradecimentos. Fica um grande salve a quem apoiou de forma direta ou indireta a concretização desse trampo! Amigos, famílias, namoradas (quem tem..), as diversas bandas que somos amigos e parceiros, especilamente Aeromoças e Tenistas Russas, Aos Maníacos Símeis, Bexigão de Pedra, Sub Loco Coletividade, Mama Gumbo, Dead Rocks, Falsos Conejos, Fóssil, Búfalo, Chimpanzé Clube Trio, Nuda, Pedradas e Balas Clave, Júlia Says, Porcas Borboletas ao #SancaInstrumental, Aparelho Coletivo, Subaco Subacowiski que fez a arte gráfica, ao SESC São Carlos, pelo apoio no show de lançamento e a todos que ouvirão A Punga. Pedimos desculpas antecipadas, caso tenhamos esquecido de alguém. Saibam que estão todos em nossos corações...

Pra finalizar de vez (sem enganar), ressaltamos que A Punga é uma prévia do disco cheio que lançaremos em 2012. Esse projeto será maior, com participações especiais e mais músicas inéditas (pode ser que alguma do EP apareça de outra forma também....). Estamos compondo algumas músicas que deve entrar no disco e em breve planejamos iniciar a captação das mesmas. A Punga ta aí pra instigar..
O EP não é tão extenso, mas o post foi. É que o trampo foi grande e gratificante demais!
Pra ouvir tudo que foi escrito, ouça e baixe A Punga clicando aqui.


Bora fortalecer!

Obrigado e grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário